Sixaxis
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Revelado inicialmente na E3 de 2006 e disponibilizado para varejo em 11 de novembro de 2006, o Controlador Sem Fio Sixaxis (SCPH-98040/CECHZC1) (marca registrada "SIXAXIS") foi o controlador sem fio oficial para o PlayStation 3 da Sony, até ser sucedido peloDualShock 3. No Japão, controladores Sixaxis individuais estavam disponíveis para compra simultaneamente ao lançamento do console. Todos os controladores Sixaxis, com exceção daqueles vendidos em conjunto com o console foram vendidos sem um cabo USB para mini USB. Além de referir-se ao controlador individual, "Sixaxis" também é utilizado para referir-se ao recurso de sensor de movimento utilizado tanto no controlador Sixaxis quando no DualShock 3 do PlayStation 3. A palavra "Sixaxis" (contração da palavra em inglês “seis eixos” de seus movimentos direcionais) é um palíndromo. Os controladores Sixaxis, assim como seus sucessores, o DualShock 3, também podem ser utilizados no PSP Go, já que ambos utilizam Bluetooth (requer um sistema PlayStation 3 para registrar o PSP com o controlador).
Seu design é uma evolução ao controlador DualShock 2 (DS2) do PlayStation 2, mantendo seus botões sensíveis a pressão, leiaute e forma básica com algumas mudanças notáveis. Mais notavelmente ele é um controlador sem fio que utiliza o padrão Bluetooth para comunicação, embora possa também funcionar como um controlador com fio ao ser ligado em um cabo USB. Ele também apresenta tecnologia de sensoriamento de movimento, permitindo aos jogadores controlar os jogos simplesmente movendo o controlador. Diferente do DS2, ele não apresenta motores de vibração, com a Sony declarando que eles poderiam interferir na sensibilidade do movimento. No entanto, estes foram mais tarde adicionados ao seu sucessor, o DualShock 3, que também apresenta o sensor de movimentos Sixaxis. Os botões L2 e R2 sensíveis a pressão do DualShock 2 foram substituídos por gatilhos analógicos e a precisão das alavancas analógicas foi aumentada de 8-bit para 10-bit. No lugar do botão “Analog” no DS2 está um “PS”, ou “Home”, rotulado com o logotipo do PlayStation, o qual permite o acesso ao menu do sistema. O gabinete também está ligeiramente maior para acomodar a bateria interna utilizada para alimentar o controlador. Comparado com o DualShock 2, o gabinete do Sixaxis é ligeiramente alargado na parte inferior do controlador, a fim de acomodar uma bateria interna. O Sixaxis é construído ligeiramente de plástico translúcido em vez de plástico opaco utilizado no DualShock 2 (e posteriormente DualShock 3).
DualShock 3
Um controlador DualShock 3
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Substituindo o Sixaxis como o controlador padrão do PlayStation 3, o DualShock 3 (SCPH-98050/CECHZC2, marca registrada "DUALSHOCK 3") apresenta os mesmos recursos e design (incluindo a sensibilidade de movimento "Sixaxis"), mas com capacidade de retorno por vibração.
Cosmeticamente o DualShock 3 é praticamente idêntico ao Sixaxis, sendo as únicas diferenças o logotipo "DUALSHOCK 3" impresso na parte superior (com o rótulo original "SIXAXIS" movido para baixo) e seu corpo feito de plástico opaco ao invés do plástico levemente transluzente utilizado no Sixaxis. O recurso de vibração não interfere com a função de sensibilidade de movimento e ambas as funções podem ser utilizadas de uma só vez.[1] Assim como o Sixaxis, ele é um controlador sem fio com uma porta mini-USB na traseira utilizada para o carregamento, assim como jogar durante o carregamento.
Lançado juntamento com novos modelos do PlayStation 3 no Japão em 11 de janeiro de 2008, o DualShock 3 foi disponibilizado inicialmente nas cores Preto e Branco Cerâmica, combinando com as opções de cores dos novos modelos do console.[2] Em 6 de março, um DualShock 3 Prata Acetinado foi lançado no Japão, novamente concomitante com uma nova cor de console.[3] Um DualShock 3 Preto foi lançado nos Estados Unidos em 2 de abril[4] e na Europa em 2 de julho.[5] Em 30 de outubro de 2008, o DualShock 3 tornou-se o controlador padrão embalado com o console PlayStation 3, iniciando com o modelos de 80GB (sem retrocompatibilidade com PS2).
MOVE PS3:
O Playstation Move (também conhecido como PSMove) é um controle para o console Playstation 3. Anunciado na E3 (Eletronic Entertainment Expo de 2009, a maior feira de video jogos do mundo, o Playstation Move é utilizado juntamente com aPlayStation Eye (necessária para o PSMove funcionar) e foi lançado em setembro de 2010. O controle é uma resposta à Wii, da Nintendo, e como concorrente principal tem o Kinect, utilizado na XBox 360 (cujo sistema livra o jogador de quaisquer controladores).
O 'Playstation Move Controler' é muito criticado, sendo referidas alegadas semelhanças com o Wii Remote. Não obstante as diferentes visões associadas ao produto, a proposta da Sony consiste em fazer o controle com sensores de movimento mais preciso de todos e juntar todos os tipos de jogadores numa só consola, não focando em nenhum género de jogo.
Funcionamento
Com a esfera luminosa que o Playstation Move tem, a PlayStation Eye capta os movimentos do controle, além dos movimentos corporais do jogador. A esfera capta a cor que não existe no ambiente e tem 360 cores diferentes. Além disso, o Playstation Move possui um controle secundário chamado de 'Navigation Controller', sem sensores de movimento, que apenas auxilia a jogabilidade. Possui ainda um analógico, os botões "X" e "O", um direcional, um botão para voltar para o menu principal e um botão traseiro.
Críticas
As críticas ao sistema foram muito variadas: vários críticos viram futuro no controle, como vários outros disseram que não passava de uma cópia.
Para Michael Patcher, o controle não passa de uma espécie de "Wii HD", sem muitas inovações. Quando a Sony divulgou o Playstation Move, a Nintendo declarou que o controle não passa de uma cópia invejosa do Wii Remote e alfinetou também o Kinectda Microsoft dizendo que é apenas uma melhoração na "Dashboard" do Xbox 360. A produtora de Uncharted disse que o foco do jogo não é o Playstation Move, mas que o mesmo podia marcar o início de uma nova franquia, dizendo também que via futuro no controlador, pois podia atrair jogadores da Wii, porque acredita que na rede daPlaystation 3, a Playstation Network, há muitos jogadores que possuem o console rival.
Mesmo com as críticas e com o potencial dos concorrentes, a Sony disse estar confiante com o controle. Recentemente, a Sony deu mais uma declaração e disse que o Playstation 3 desde o início, foi focado no Playstation Move.